terça-feira, 20 de outubro de 2009

Quando a cervejinha do fim de semana passa a ser um problema?


O alcoolismo é uma doença psiquiátrica, em geral associada a outras doenças como depressão, causado pelo uso excessivo e constante do álcool, tendo diagnósticos como: a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porém não continuado), intoxicação por álcool (embriaguez). Síndromes amnésicas (perdas restritas de memória), demência, alucinações, delírios, mudanças de humor; distúrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distúrbios inespecíficos. Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal.
Uma das maiores dificuldades no tratamento do alcoolismo é a sua identificação, pois a maior parte de seus dependentes não tem consciência de sua dependência e diz que quando quiser para, quando o alcoólatra toma ciência de sua condição, em geral a doença já está em estado avançado e prejudica suas relações familiares, profissionais, entre outras. Nesse estagio o dependente tende a se achar um caso perdido, podendo passar a usar o álcool com maior freqüência e até passar a se utilizar de outras drogas, por isso que o tratamento especifico com psiquiatra, a utilização de remédios, e principalmente o apoio da família são essenciais para a recuperação do dependente.
Quais as causas do alcoolismo?
O alcoolismo não tem uma causa especifica e geralmente é conseqüência de outros problemas psiquiátricos, os motivos que levam essas pessoas a beber são diversos como: carência, se sentir encorajado pelos efeitos da bebida, esquecer problemas da vida pessoal, insatisfação, falta de objetivos, complexos, medos, entre outros fatores.
É interessante destacar que todos os motivos que levam o alcoólatra a beber são psiquiátricos e relacionados ao seu relacionamento com o exterior e consigo mesmo, por isso que em boa parte dos casos solucionado o problema que o levou a beber já é o suficiente para solucionar o seu problema com o álcool.
Como identificar o alcoolismo?
Como já colocado a cima o alcoolismo é difícil de ser identificado pela não aceitação do alcoólatra de sua condição e também pela aceitação da sociedade para com a bebida, mas como saber se a cervejinha do fim de semana está se transformando em vicio?
O primeiro fator e mais importante é você saber se essa cervejinha está afetando suas relações externas com a família, amigos, colegas de trabalho etc. Se a resposta for positiva você tem grandes chances de está alcoólatra. Pra uma melhor análise eu vou colocar aqui um questionário que é utilizado pela A.A(Alcoólicos Anônimos).
1. Já tentou parar de beber por uma semana (ou mais), sem conseguir atingir seu objetivo?

2. Ressente-se com os conselhos dos outros que tentam fazê-lo parar de beber?

3. Já tentou controlar sua tendência de beber demais, trocando uma bebida alcoólica por outra?

4. Tomou algum trago pela manhã nos últimos doze meses?

5. Inveja as pessoas que podem beber sem criar problemas?

6. Seu problema de bebida vem se tornando cada vez mais sério nos últimos doze meses?

7. A bebida já criou problemas no seu lar?

8. Nas reuniões sociais onde as bebidas são limitadas, você tenta conseguir doses extras?

9. Apesar de prova em contrário, você continua afirmando que bebe quando quer e pára quando quer?

10. Faltou ao serviço, durante os últimos doze meses, por causa da bebida?

11. Já experimentou alguma vez ‘apagamento’ durante uma bebedeira?

12. Já pensou alguma vez que poderia aproveitar muito mais a vida, se não bebesse?


Como abordar um alcoólatra?
A melhor forma de abordar um alcoólatra é não citar seu problema, pois como já citado o alcoólatra tende a não aceitar a sua condição, por isso a melhor forma de abordá-lo é não citar o tema diretamente e respeitar o tempo do dependente, espere até que ele se conscientize de sua condição para que ele mesmo procure ajuda, não adianta você querer tirá-lo do vicio se ele mesmo não quiser. Então a melhor dica é ir explicando-lhe aos poucos sobre o alcoolismo para que ele vá percebendo que está com um problema.
Tratamento do alcoolismo:
O alcoolismo como pode ter várias causa, por isso o psiquiatra é essencial, pois é descobrindo o motivo que o levou a beber que vai se saber que tipo de tratamento deve ser aplicado. No mais sempre apoiar e mostrar que ele deve ver um dia de cada vez.

Eu gostaria de dedicar esse post ao meu irmão, Carlos. Te amo irmão.
Fontes de pesquisa:
http://www.psicosite.com.br/tra/drg/alcoolismo.htm
http://www.alcoolicosanonimos.org.br/
http://www.alcoolismo.com.br/

3 comentários:

  1. Muito bom Rachel

    Está de parabéns pelo texto
    Espero que tanto o texto o blog possam ajudar as pessoas com os seus problemas dos "20 e poucos anos"

    ResponderExcluir
  2. Alcoolismo é um problema social grave...
    Toshyo

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir