sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Um pouco de tudo



Hoje estava pensando, e antes que alguém faça aquela velha piadinha de nossa você pensa? Sim, eu penso, é uma coisa meio rara sabem, meus neurônios tiram férias sem aviso prévio e data para retorno, mas o que interessa no texto de hoje é que eu pensei, e bastante, sobre a historia da música, mais uma vez eu sei o que vocês tão pensando, nossa Rach dessa vez você se superou, que coisa mais idiota sobre a qual escrever... Você acha mesmo? Bom eu tenho certeza como acham, afinal se não achassem estariam lendo um blog musical, e não o meu... Mas, enfim, voltando ao que interessa, eu estava pensando sobre a historia da musica e na forma como ela veio parar aqui, mas aqui onde meu deus do céu? Aqui ué, aqui nessa bosta que a gente ver tocar nas rádios de hoje em dia.

De Aviões do forró a Cine, sinceramente? Para mim é tudo o mesmo lixo, músicas fruto de uma sociedade decadente e sem cultura... Nossa também não é assim né? É assim sim, os retardados que tocam nessas bandinhas de pseudo rock não são os culpados disso, apesar disso não retirar a parcela de idiotice deles, ou de seus fãs mais retardados ainda, sabe o porquê disso? A música, assim como a literatura, a forma das pessoas se vestir, o que comem etc são o reflexo da sociedade e suas crenças... E sinceramente, se você não sente vergonha de ter sua cultura representada por isso (Aviões do forró, Cine, Restart etc) eu tenho pena de você, porque já é um caso típico de pessoa consumida pela ignorância a qual somos submetidos a cada dia.
Vamos voltar alguns anos atrás, um pequeno passeio pela historia do Brasil, estoura a ditadura militar, e o que acontece? A sociedade se revolta, não toda ela, claro, mas grande parte dela... Os jovens vão às ruas... Morrem... São torturados... Tudo pelo que? Por um ideal, tudo por acreditar em um futuro melhor, e eles lutaram, muitos com suas próprias vidas, para que suas vidas no futuro, assim como a de seus filhos fosse melhor, fosse LIVRE... E em 1985, finalmente, a ditadura militar tem seu fim, todos os jovens rebeldes, aqueles que ainda estavam vivos, relaxaram, confiaram que seu trabalho estava feito, e acreditaram que o futuro seria melhor... Dez anos depois, nada mudou, e as coisas só fazem piorar, os governantes cada vez piores, que só fazem roubar, e com isso aqueles jovens guerreiros, cheios de esperança, se vêem desiludidos, sem esperança, sem chão, sem nada no que acreditar.
Esses jovens que agora são pais, professores, médicos, advogados, artistas, ou seja, os construtores das verdades dos novos jovens, e toda a frustração, a descrença, a vergonha, foi passada pra essa geração de jovens, jovens desiludidos e sem fé, completamente manipuláveis. Agora vamos juntar esse jovens, que nada querem saber sobre política, economia, ou qualquer outra coisa ligada ao governo, aos próprios governantes, estes que já começavam a se ver sem solução, já que a ditadura não conseguiu atingir seu objetivo de manipular a população, e é nesse momento que surge uma luz, a solução de todos os seus problemas: Manipular os jovens, para isso eles armaram todo um esquema minuciosamente preparado para desviar toda a atenção da população do governo, e o que quer que ele esteja fazendo, como?

Simples, primeiramente eles pararam de investir na educação, claro, afinal de contas quem tem conhecimento tem poder, e poder é algo perigoso, eles tiveram a exata noção disso quando tiveram a ditadura posta abaixo por jovens estudantes, músicos, poetas e escritores, ou seja a base cultural de uma sociedade, o reflexo de seus desejos, segundo passaram a dar muito mais valor a jogadores de futebol, pagodeiros, artistas de TV, e qualquer outra classe que não precise ter um mínimo de conhecimento para exercer sua função, e ainda ser uma figura conhecida e respeitada por todos, e claro não esquecemos o principal, abrir as portas para todo o consumismo americano invadir o país como uma febre de moda e tecnologia que simplesmente obriga as pessoas a comprarem tudo que vêem pela frente, ainda que não precisem.

Agora voltemos a pensar em como chegamos onde estamos, simples, aqueles jovens, antes desestimulados, e facilmente manipuláveis, agora se tornaram seres consumistas, que só pensam em como conseguir dinheiro para comprar uma roupa de marca, ou um computador top de linha, ou o novo vídeo game do mercado, pessoas egoístas e tão distraídas em seu mundinho de necessidades limitadas que simplesmente não se dão conta do que acontece ao seu redor, exatamente o tipo de pessoa que os governantes desejam pra manter o país nessa merda que está e ainda fazer a economia crescer... Mas perae Rach, o que isso tem haver com as bandinhas de hoje em dia? TEM ABSOLUTAMENTE TUDO HAVER... Porque como disse no inicio do texto, a música é reflexo do comportamento da sociedade, e que tipo de música você podia esperar de uma sociedade consumista e egoísta?
O hoje pode estar perdido, e confuso, mas o amanhã é construído a cada segundo que passa, e depende de nós, jovens, fazê-lo valer à pena... E é nessa hora que eu lhe pergunto, você tem algum objetivo pelo o qual valeria a pena morrer? 







2 comentários:

  1. Amei seu texto, considero o melhor de sua autoria, mais sei que isso nã vai durar muito pois você se supera a cada dia.
    Amei conhecer uma pessoa tão especial, te adoro linda.
    Beijos e até mais

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto Rachel, principalmente pq mto estudei sobre isso em diversas matérias na faculdade (principalmente Geografia Política). O texto é legal, fala de mtas coisas e ao mesmo tempo que clareia a mente, também se cotnradiz... Não sei pq só as bandas musicais foram condenadas! As próprias novelas, filmes, livros, sapatos, etc... tudo virou consumo. É a exemplificação material do consumismo capitalista! Até memso entre as pessoas, há essa relação de ganho e perda... Se vc está com uma pessoa, ela tem que ser exposta como um produto, quase um troféu. Se vc faz medicina, direito.. vc é um ser superior, tem mais status, tem mais valor "comercial". Aquela frase típica: é feio, mas tem carro. Pode parecer o cúmulo, mas mta gente age dessa forma!

    A cultura não é fixa e imutável. A cultura, em sua grande parte, foi construída e nós aceitamos pq somos idiotas... as simbologias, as crendices, os gostos, estão todos associados ao que é imposto! E Devemos pensar também, s eé imposto, é pq para a sociedade capitalista, há consumidores. Restart não rgava aquelas músicas pq ele VERDADEIRAMENTE acredita naquilo.. as histórias de corno cantadas pelos pagodeiros, eles nem sequer vivenciaram. É tudo compra e venda.. A grande sacação de um ser consciente é saber discernir aquilo que está trazendo pra si. Sim, vc pode gostar de Restart, Cine, Aviões do Forró... mas pq vc gosta? Se acabar essa banda, vc seguirá para a próxima do momento? E depois querem me convencer de que gostam de verdade e realmente aquelas músicas tocaram o coração de vcs... me desculpa, vc foi enganado!

    As pessoas nem raciocinam mais o que dizem... são altamente contraditórias e totalmente sem opinião própria. Eu acredito, também, que nenhuma geração é exemplo... as realidades são diferentes! Tbm não acho que estamos piorando, mas adaptando ao excesso de liberdade... e a confusão de sentimentos, de gostos, de perspectiva, de status... maldito status! Namorar bandido agora é sinônimo de status, mas o cara morre em menos de um ano e o que adianta? Acham que um bom sexo é a base de um relacionamento... se não há separação até lá, vai ter um momento que o sexo será insuportável, as pessoas vão envelhecendo e a beleza some! O que adianta? Cadê or eal sentimeto? Acho que esse é o verdadeiro feeling do texto...

    Mto bom, me fez refletir bastante Kel! Adoro txtos assim, vc é quase uma geógrafa!! rsrs
    (L)

    ResponderExcluir